Estilhaço 1. Fotografia. 2023.
Estilhaço 2. Fotografia. 2023.
Estilhaço 3. Fotografia. 2023.
Sobre as obras
A série Caco de Vidro é uma busca por romper o imaginário do feminino ligado ao belo e delicado, tragado por mim e minhas contemporâneas como vivente de uma sociedade patriarcal e machista. Ao mesmo tempo que procura entender minha própria aversão a esse feminino, idealizado, e encontrar traços da uma identidade sobreviventes à violência que esta idealização dos corpos traz. Assim como outras violências advindas da sociedade patriarcal. Uma busca com viés psicanalítico freudiano, para entender o que é eliminando o que não é. Caco de Vidro não fala apenas de minhas vivências, a maioria das mulheres com a mesma classe socioeconômica e descendência afro-brasileira/indìgena são atravessadas da mesma forma. Também não busco falar somente de dor: Caco de Vidro é uma forma reconhecer as partes de mim que são fruto apenas do olhar exterior, o que há em mim que veio de fora e não me pertence, nomear meus demônios. Como também documentar o processo de entender o sentimento de não pertencimento. Fala da aversão à própria identidade, do autoflagelo, levando o telespectador a sensação de disforia, dissociação (sintoma descrito pela psicologia como sensação de desconexão com a realidade), despersonalização, o avesso, o inverso.
A proposta é trazer desconforto. Incômodo, suscitar a mesma sensação abjeta ao telespectador, mas também incitar a nomear as próprias dores.
Yasmin Bomfim é artista visual, bacharelanda em pintura pela UFRJ. Participou da 3ª edição da revista virtual Imago_ EBA, abordando o seu trabalho em pintura, voltado para uma crítica social literal e elementos simbólicos de suas vivências e atravessamentos enquanto mulher periférica.
@yasbomfim.oficial