N'la Emì Oró. Assemblagem com quartinha de barro, tecidos, búzios dourados, arame prata, arame dourado, miçangas, moldura e tela. 60 x 40 cm. 2023.
N'la Emì Oró. Assemblagem com quartinha de barro, tecidos, búzios dourados, arame prata, arame dourado, miçangas, moldura e tela. 60 x 40 cm. 2023.
N'la Emì Oró. Assemblagem com quartinha de barro, tecidos, búzios dourados, arame prata, arame dourado, miçangas, moldura e tela. 60 x 40 cm. 2023.
Sobre as obras
Em Aquilo Que Me Alimenta, a artista traz sua perspectiva sobre sentimentos, orixás e candomblé de forma dinâmica. Em sua obra, surge um jarro de barro chamado "quartinha", usado em rituais do candomblé, onde os adeptos preenchem seu interior com água. Quando esse objeto emerge, junto à predominância do azul e aos búzios dourados, estabelece-se uma conexão com a orixá para a qual a artista se iniciou no candomblé, chamada Otin, a santidade feminina, guerreira, proveniente das águas do poço onde há pedras preciosas...
Ayana Zacarias, conhecida como Lá Miro, é uma artista de 21 anos, formada em design de interiores e estudante de Pintura na EBA-UFRJ. Ela se mudou de Ribeirão Preto, São Paulo, para o Rio de Janeiro, em busca de seu caminho na arte. Sua obra aborda temas relacionados ao acolhimento negro e aos saberes do candomblé, destacando a importância da espiritualidade e do autocuidado para pessoas negras. Lá Miro busca registrar e transmitir seu conhecimento adquirido em sua família e em sua jornada espiritual, que começou na igreja católica e se desenvolveu em sua casa de candomblé. Seu objetivo é evoluir, prosperar e dialogar com as pessoas ao seu redor, guiada por Exu. Laroyê.
@artlamiro